terça-feira, 2 de março de 2010

Minha História: Sonhos e Realizações, uma conquista!


No Princípio ... UM Sonho de Criança!

Terceira filha de uma família de seis filhos, brasileira, natural de Jequié/BA. Meu período escolar foi todo estudado em escola pública totalmente tradicional. O tratamento dispensado ao aluno era bom desde que este respeitasse o professor, caso contrário era castigado: ficar em pé de frente para o quadro negro, de costa para turma. O professor era o centro do processo ensino aprendizagem e o aluno o mero receptor das informações, a educação recebida era baseada na concepção de educação bancária, criticada por Paulo Freire. Era uma criança feliz, com sonhos e fantasias como toda criança, e o meu sonho era ser Professora! Foi da aproximação entre a minha condição de criança e a minha condição escolar, vivida por meio da fantasia, que o desejo de ser professora nasceu.



Depois... O Sonho Torna-se Realidade!

Cursei meu ensino médio no IERP, no curso de Magistério, agora meu sonho virou realidade me tornei professora! Percebi que meu encantamento pela educação nasceu na infância, quando brincava de escola com as bonecas, e da imitação de um exemplo de professora que tive na pré escola, que por sinal me marcou muito. Apesar dessa professora estar inserida num contexto de educação tradicional, fazia a diferença pois ela trabalhava de uma forma diferente que dava prazer em estar na sala de aula, lembro como se fosse hoje das histórias contadas, das músicas cantada na rodinha, das brincadeiras etc., coisas que naquele contexto, era muito difícil encontrar, esse modelo de professora acredito que também teve um incentivo na minha escolha profissional que fiz.


Um Novo Percurso...

Ao concluir o Magistério, sentir necessidade de aprofundar meus conhecimentos sobre educação, pois o curso de magistério por si só não me dava respaldo teóricos necessários para uma prática eficaz. Decidir fazer algo mais para ampliar os meus conhecimentos, não me dei por satisfeita, achava que deveria me aperfeiçoar, senti necessidade de buscar teorias que justificassem minha prática e que pudesse refletir sobre ela, resolvi fazer vestibular e ingressar em uma faculdade, especialmente no Curso de Pedagogia.

Infelizmente não conseguir a aprovação. Em 2005 fiz a prova do
ENEM
consegui uma pontuação razoável e fui contemplada com uma bolsa integral para o curso de Licenciatura em História, oferecido pelo PROUNI (Programa Universidade para Todos) proposta do Governo federal, é um curso à distância

oferecido pela FTC (Faculdade de tecnologia e Ciências). Nunca me imaginei em um curso de história, no começo pensava em mudar de curso, não me via como professora de história, além do mais em um curso a distância, era muita novidade de uma vez só. Queria ensinar tudo menos história! Comecei a cursar e me adaptei ao curso e a metodologia, mesmo assim não desisti de fazer vestibular para pedagogia.

Entrar na UESB foi uma sensação inesquecível, uma vitória em minha vida, quando escolhi prestar vestibular para o curso de Pedagogia foi por apenas um motivo, gostar de ensinar e principalmente por ter feito magistério. Em 2006 recebi uma das melhores notícias de minha vida, “minha aprovação no vestibular”, quanta felicidade!Prestei o vestibular para pedagogia na UESB, agora sim minha felicidade estava completa.

Agora a responsabilidade se multiplicou são dois cursos distintos que teria que dar conta, duas responsabilidades, mais em momento algum pensei em desisti, sabia que não seria fácil mais em meio a tantas dificuldades consegui concluir o curso de Licenciatura em História...

Agora...

Concluinte do VIII semestre do curso de Pedagogia, percebo que o curso tem possibilitado refletir sobre o processo educacional como um todo. Mesmo com todas as dificuldades encontradas no Curso de Pedagogia, este, tem se tornado fascinante e encantador, vejo que fiz a escolha certa, tenho a certeza de que a Pedagogia é fruto de um sonho realizado em minha vida Ser Professora!

Após o ingresso no curso de Pedagogia, com as discussões e questionamentos abordados em aula, estudando diversos teóricos, percebo uma transformação do meu pensamento com relação ao que venha a ser Educar. Tal mudança foi o resultado de um processo de desconstrução de alguns aspectos da trajetória de minha vida. Contudo, refleti e descobri que compreender o sentido da palavra Educação requer entendimento sobre a complexidade do ato de educar, que envolve aspectos emocionais, cognitivos, sociais e políticos.

Durante a minha trajetória pelo curso, me deparei com grandes professores, mestres e doutores, que contribuíram de forma significativa, para que pudesse aprofundar meus conhecimentos e trilhar o meu caminho pela educação Foi uma honra compartilhar desses conhecimentos adquiridos através desses professores que com certeza contribuíram e muito para a minha formação profissional e pessoal e que deixaram suas marcas no meu aprendizado.


Assim, através desses ensinamentos e mediações que aprendi que a Pedagogia é a teoria crítica da educação, isto é, da ação do homem quando transmite ou modifica a herança cultural. Que a educação não é um fenômeno neutro, mas sofre os efeitos da ideologia, por está de fato envolvida na política. Tive contato com as idéias Freireana voltada para a educação dialógica e problematizadora de uma educação para conscientização que me fez compreender a educação como ato político.

Hoje a minha trajetória pelo curso tem possibilitado a enfrentar diversas oportunidades e abertura de caminhos que poderei trillhar, atualmente estou concluindo uma pós graduação em Psicopedagogia e estou como coordenadora pedagógica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil -PETI, no município de Jequié/BA além disso, participo de um Curso de Formação de Gestores para Promoção da Igualdade Racial e de Gênero pela SEPROMI/ UNEB são experiências riquíssimas, que tem ajudado no meu processo de formação e possibilitado outras vivências e aprendizado em espaços diversificados o que faz da minha pessoa uma eterna aprendiz!!!


“Ninguém sabe tudo. Ninguém ignora tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre”.

Paulo Freire

6 comentários:

  1. Amiga,
    Muito legal sua história de vida. Desejo que sua vida profissional seja repleta de sucessos e vitórias. Lembre-se sempre "O caminho é seu, mas é Deus quem dirige os passos" confie nEle.
    Que Deus continue lhe abençoando.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oh jany muito bonita sua história de vida, mostra-se o quanto soube correr atrás de seus objetivos e como voce esta trilhando sua caminhada como professora e profissional.

    Sucesso é que lhe desejo na sua vida e que voce continue assim com essa visão crítica e consciente do seu papel para Sociedade.

    ResponderExcluir
  3. Janyne,
    Sua história de vida eu bem conheço, até porque participei um pouco dela. Aprendi muito com você e desejo que sua caminhada como profissional da educação seja como você idealiza.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Tudo parece tão mais fácil quando traçamos objetivos, tudo que desejamos se buscamos com determinação conseguimos. Você é um expemplo de determinação e força de vontade. Acredito que o profissonal da educação que tenha essa coragem e determinação consegue sim, vencer os obstacúlos dessa educação voltada para reprodução da sociedade capitalista. Por isso Freire é tão ovacionado, ele acreditou que podemos ser agente de uma educação transformadora, dialógica, problematizadora e conscientizadora.

    ResponderExcluir
  5. Janiny,

    Sua história nos ensina que é possivel ultrapassar todos os obstaculos que desejamos e queremos. Também penso que ela faz valer o pensamento de que quando parecemos esta mais fracos , mais foprtes estamos.

    Bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  6. Oi linda!

    Sua narrativa me emocionou. Vc realmente traz na sua trajetória o que as pesquisas revelam sobre as fontes pre profissionais da docência. Traz problematizações importantissímas nas fontes da Ciência da Educação. Muito bom. Continue utilizando esse espaço para suas reflexões no semestre.

    ResponderExcluir