Estaban e Zaccur trazem reflexões dentro da real realidade das práticas escolares e sobre a importância do professor-pesquisador. Apontam para compreensão de que as atividades de estágio e de pesquisa sobre o cotidiano escolar produzem o conhecimento teórico-prático necessário para qualificar os cursos de formação docente e as práticas docentes nas escolas.
Dentro do desse contexto, aborda sobre a importância do estágio articulado à pesquisa sobre o cotidiano dos trabalhos pedagógicos desenvolvidos em ambiente escolar pelos estagiários dos cursos de licenciaturas, tendo como objetivo suscitar sobre a importância do estágio articulado à pesquisa e esses dois vinculados com as vivências dos estagiários nas escolas.
As autoras ressaltam sobre a necessidade e possibilidades de desenvolver trabalhos que articulem pesquisa, estágio e cotidiano escolar que ainda segundo as autoras apesar de reconhecermos a seriedade com que os pesquisadores brasileiros vêm produzindo uma consistente literatura no âmbito da educação, os efeitos de tais avanços pouco se refletem no interior das escolas (ESTEBAN e ZACCUR, 2002).
A partir desta perspectiva, o estágio se coloca como eixo articulador entre teoria e prática, já que os elementos da prática são trazidos pelos estágios e reelaborados nos cursos de formação docente, garantindo a produção de conhecimento nas áreas específicas da docência.
De todo modo, é preciso considerar que a pesquisa de por si, não se sustenta e tampouco, sustenta a prática pedagógica.É necessário que haja uma reflexão e uma ressignificação dessa prática, para que a mesma seja reelaborada e transformada em produção de um novo conhecimento.Portanto, é preciso que o professor seja competente para agir criticamente em seu cotidiano.
ESTEBAN, Maria e Tereza e ZACCUR (orgs). Professor Pesquisador: Uma Prática em Construção. Rio de Janeiro: Editora DPIA, 2002.
quarta-feira, 10 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi Janine,
ResponderExcluirMuito boas as reflexões sobre o texto. sem clareza da importância da pesquisa na formação, não temos como avançar no estágio. Continue registrando todo o seu percurso na disciplina. Isso é auto formação.