sexta-feira, 9 de julho de 2010

ESTÁGIO DE REGÊNCIA: ARTICULAÇÃO TEORIA E PRÁTICA


A terceira e mais longa fase do estágio foi o período de regência, o qual ocorreu no período de 03 a 28/05/2010, com a relização de um Projeto de Estágio Intitulado “Cantando Também se Aprende”. O mesmo partiu das necessidades colocadas pelos docentes da escola em reunião realizada juntamente com os estagiários e a orientadora do estágio, a professora Socorro Cabral. O Projeto buscou trabalhar os estilos musicais, dando a eles condições de aprender e tendo como objetivo desenvolver a imaginação através da música, fazer com que eles passem a ter prazer em ler e proporcionar atividades que desenvolva o interesse na leitura e escrita. Desta forma, propomos um trabalho que pudessem apropriar-se da música como um meio de desenvolvimento de habilidades tanto em interpretação e produção textual.


As duas primeiras semanas do estágio foram marcadas por grandes expectativas, anseios, medos de errar, frustrações e desafios, no entanto no decorrer do processo foi contornada a situação, também tivemos um apoio muito grande da professora orientadora de Estágio que estava sempre presente tirando nossas duvidas e dando-nos forças para tão grande tarefa. Também a projeto de intervenção elaborado foi algo muito rico e que deu certo, isso nos mostra a importância de um trabalho planejado previamente, já sabíamos o que fazer em sala de aula e se algo fugisse do planejamento proposto sabíamos como contornar a situação.

A terceira e quarta semana já foi mais tranqüila, não tinha, mais o medo de errar, percebi que ser professor, não é algo fácil, que tem que ter garra, tem que haver uma boa preparação, que nem sempre o Curso Superior proporciona. É necessária, também a prática e a pesquisa para formar um bom professor, seguro e consciente, que proporcionará aos seus alunos aprendizagens significativas e prazerosas capaz de superar os dilemas encontrados. Vários foram os dilemas enfrentados durante a trajetória do estágio a começar com a realidade das escolas o real X ideal, a escola está longe da realidade de seus alunos, a formatação de escola hoje não cabe no contexto atual onde as novas tecnologias da informação estão a todo vapor, o professor não é mais a única fonte de conhecimento, a sociedade está avançando, os tempos mudaram e a educação continua a mesma.

Vivenciamos também, o dilema da teoria e prática, visto que o curso de Pedagogia é marcado pela dicotomia entre teoria e prática, por conduzir o curso teoricamente e só no final é que temos contato com a prática. Ao longo de nossa formação acadêmica, na graduação do curso de Pedagogia, temos verificado algumas situações, relações e contradições que de certo modo, tem suscitado nossa reflexão.Dentre as quais, o estágio extra-curricular foi eleito como sendo um dos principais focos de contribuição para reforçar o discurso da dicotomia da práxis pedagógica no referido curso. A partir desta perspectiva, o estágio deve ser colocado como eixo articulador entre teoria e prática, já que os elementos da prática são trazidos pelos estágios e reelaborados nos cursos de formação docente, garantindo a produção de conhecimento nas áreas específicas da docência (Estevan, 2002).

Outro dilema encontrado em nosso período de regência foi à heterogeneidade da turma, encontramos alunos em vários níveis de desenvolvimento. Foi percebido através do diagnostico que as crianças se encontravam nos níveis pré-silábico, silábico, silábico alfabético e alfabético, isso dificultou um pouco o trabalho em sala de aula. Vivenciamos também o dilema da indisciplina, tivemos dificuldade de manter algumas vezes a sala concentrada nas atividades, os alunos já estavam acostumados com a rotina da sala, onde a indisciplina era constante, dessa forma se negavam aceitar as novas regras.

No entanto percebemos que os dilemas existem para qualquer professor e devem existir sempre, pois é através dele que fazemos nossas reflexões e renovamos nossas práticas, o que muda de uma pessoa para outra é a forma de enfrentar e a maneira como cada um lida com eles vai depender de sua experiência, da sua subjetividade e principalmente do contexto em que está inserido cada um. Percebi que o ambiente de sala de aula é deveras complexo. A dinâmica de sala é um emaranhado de idéias, atos e atitudes que englobam educador e educandos, sob a supervisão do professor responsável, para que o intuito final – que é de ensino-aprendizagem dos alunos e do professor regente, – se dê por completo.


O ENCERRAMENTO

A culminância do projeto que orientou o estágio supervisionado foi em forma de exposição de alguns compositores musicais e com apresentações de algumas musicas trabalhada durante o mês com os alunos, além de exposições de trabalhos produzidos pelos alunos,cada sala apresentou seu Gênero Musical escolhido e seu cantor homenageado. Foi escolhido um aluno para fazer a apresentação do Gênero Musical escolhido, em seguida cada sala fez sua apresentação musical de acordo com o gênero musical que escolheu, a apresentação musical girou em torno de Coreografia, dança e canto, apresentando o resultado da intervenção “Cantando também se aprende”.



Houve também, Comunicação de Trabalhos em Banners: No pátio do Auditório, foram expostos banners com as apresentações dos estilos musicais trabalhados em sala de aula durante a realização do Projeto. Escolheu um aluno de cada sala para fazer a comunicação dos banners de acordo com a escolha do seu Gênero musical.

Também teve Exposição de Tela dos Alunos: foram expostas as telas dos alunos no pátio do auditório. As telas são representações e expressões de pinturas a partir da interpretação da música escolhida por sala. Além disso, foram expostos trabalhos produzidos em sala de aula durante a realização do projeto e também com fotos de todo período do estágio. Por fim, foi servido um delicioso acarajé para toda a escola finalizando com o gênero musical Axé com muita alegria e descontração.

Dentro desse contexto, a atividade de regência foi sem dúvida uma experiência muito boa. Por um curto período consegui aprender muito sobre como lidar com educandos dentro e fora da sala de aula, como me fazer entender pelos alunos e como agir em ocasiões específicas e muitas outras coisas que não caberiam num relatório. Entretanto acredito que o papel da disciplina Prática Pedagógicas do Ensino Fundamental I foi cumprido. Ao longo das aulas na Universidade e das aulas ministradas no Instituto de Educação Régis Pacheco, onde atuei a regência, conseguir unir a teoria e a prática – embora num tempo pequeno -, enchendo de sentido os meus anos de estudo na universidade.


Nessa expectativa concordamos com Pimenta e Lima quando afirmam que:

Assim, numa perspectiva de ritual de passagem, esperamos que essa caminhada pelas atividades de estágio se constitua em possibilidade de reafirmação de escolha por essa profissão e de crescimento, a fim de que, ao seu término, os alunos possam dizer “abram alas para a minha bandeira, porque está chegando a minha hora de ser professor. (PIMENTA e LIMA, 2004, p.100)


Diante disto fica evidente a importância deste período na vida acadêmica trará para cada um de nós, almejando sempre fazer um trabalho significativo, que proporcione um crescimento de todos.No geral acredito que o meu objetivo foi alcançado: conseguir apreender mais ferramentas para utilizar na prática de educador. Aprender e ensinar são atividades que não são desvinculadas. Dessa forma, não só ensinei, mas principalmente, aprendi a ensinar, e pude desta forma ampliar o meu conhecimento que serão utilizados na minha vida profissional como educadora e assim finalizo com as palavras de Freire, “Ninguém sabe tudo. Ninguém ignora tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre”, Serei sempre uma Eterna Aprendiz!

3 comentários:

  1. Janine,

    Fique orgulhosa com a sua belissíma postagem. Você conseguiu sistematizar com muita precisão as reflexões fundamentais para um professor em formação. Trouxe seus dilemas e também seus etnométodos. Pesquisou sobre a prática e vivenciou na pele o que é ser um professor reflexivo. Discutiu currículo e formação e acima de tudo não desistiu da sala tão conflituosa que voc~e estagiou. Parabéns mesmo. Por mim vc já é uma pedagoga.

    Beijos,

    Socorro Cabral

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  2. Parabéns não há palavras que se iguale ao seu maravilhoso trabalho.

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  3. Fiquei fascinado com o seu esplêndido trabalho. Sou estagiário do curso de história e confesso que achei você realmente nota 10. Parabéns !

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