sexta-feira, 9 de julho de 2010

REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO: ENSINO FUNDAMENTAL I


A disciplina de Práticas Pedagógicas no Ensino Fundamental l, ministrada pela professora Socorro Cabral,para mim fechou com chave de ouro, com este estágio pude entender a perspectiva da professora que é o de encarar o estágio como campo de pesquisa e não como um momento de aplicação da prática. Dessa forma o estágio é a oportunidade de vivenciarmos na prática o processo de ensino e aprendizagem e como se da a relação entre professor e aluno. Considerando a importância dessa prática para minha formação concordo com Pimenta (2004), quando diz: “è preciso valorizar o estágio como campo de conhecimentos necessários aos processos formativos”. Essas contribuições fizeram aprimorar e enriquecer meus conhecimentos cristalizando minha formação, fazendo com que eu trilhasse e escolhesse minha linha profissional.


Partindo dessa perspectiva, pude refletir e vivenciar todo esse contexto na disciplina Práticas Pedagógicas do Ensino Fundamental I que foi de grande relevância dentro do curso, deste as discussões, preparação do projeto e as teorias educacionais debatidas em sala de aula com a professora Socorro Cabral serviram de grande apóio para nortear minha prática e minha conduta profissional. Nessa disciplina tivemos a oportunidade de depararmos com a prática, com isso pudemos perceber o funcionamento da escola, a sala de aula, a organização estrutural de uma instituição escolar, e como se configura a educação no cenário educacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário